sexta-feira, 26 junho , 2026

Prefeitos da Amurel: Chuva é a ‘vilã’ do primeiro mês de mandato

Amanda Menger
Tubarão

O primeiro mês dos quatro anos de mandato dos representantes municipais foi, digamos, ‘molhado’ na Amurel. Não é para menos. Mal os eleitos assumiram os cargos e já tiveram que enfrentar um fim de semana de muita chuva. Para a maioria dos prefeitos entrevistados pelo Notisul, a chuva foi a grande ‘vilã’ do início de governo.

“Recebemos uma ‘herança’ ruim do ex-prefeito (Marcos Tibúrcio – PP), mas a chuva agravou tudo. As pessoas não conseguiam sair das praias e, para uma cidade que depende do turismo, é muito ruim. Não tínhamos máquinas para arrumar os estragos. A situação melhora, alugamos equipamentos e conseguimos outros emprestados”, avalia o prefeito de Jaguaruna, Inimar Felisbino Duarte (PMDB).

O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), também se queixa das chuvas. “Minha avaliação é positiva, apesar das chuvas. A precipitação foi muito alta, o que causou os alagamentos e muitos problemas no sistema viário. Estamos trabalhando”, afirma Dr. Manoel.

A prefeita de São Martinho, Leonete Back Loffi (DEM), enfrentou problemas com o mau tempo. “Muitas pontes foram carregadas pelos rios. Conseguimos recursos com o governo federal e as obras serão executadas pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra)”, relata. O balanço tem ações positivas. “A banda municipal começou a ser formada e este mês teremos outro encontro. A intenção é estar tudo pronto em novembro na Festa do Produto Colonial”, adianta Leonete.

Em Sangão, Antônio Mauro Eduardo (PP) ainda calcula os prejuízos. “Não sabemos quanto o município precisará para consertar pontes e estradas. Alguma coisa já foi arrumada e outras faremos aos poucos”, garante o prefeito.

Estrutura é problema em outros municípios
Não bastassem os problemas causados pelas chuvas, em alguns municípios a situação foi agravada pela estrutura administrativa encontrada pelos novos prefeitos. “Tentamos recuperar Capivari da hecatombe que passou por aqui. Prédios depredados, computadores quebrados e a frota sucateada. Fazemos auditoria dos valores devidos”, relata o prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB).

Pedras Grandes também faz parte da lista de problemas com a estrutura administrativa. “Perdemos muitas pontes e as estradas no interior estão muito ruins. A frota da prefeitura está comprometida. Além disso, temos uma dívida de R$ 798 mil, R$ 600 mil de um convênio com o Badesc e o restante de processos da justiça trabalhista”, revela o prefeito Antonio Felippe Sobrinho, o Tonho (PMDB). O ex-prefeito, Romário Ghisi (PP) deixou R$ 500 mil em caixa. Destes, R$ 300 mil em convênios com a Caixa Econômica Federal para pavimentação de ruas.

Em Treze de Maio, a situação do prefeito reeleito, Arilton Francisconi Candido, o Xéla (PP), é um pouco diferente. “As chuvas atrapalharam e não calculamos os prejuízos. Mas a crise mundial já é sentida. Tivemos perda de 20% da arrecadação em janeiro. Isso representa R$ 100 mil a menos no caixa. Espero que a economia reaja logo”, diz esperançoso.

Já em Armazém, Jaime Wesing (PSDB) aproveitou para conhecer a estrutura da prefeitura. “Foi um mês de reconhecimento, porque não tivemos transição. Nomeamos os secretários e aproveitaremos uma viajem à Brasília, dia 10, para apresentar projetos em diversas áreas nos ministérios”, conta.

Prefeitos do Vale planejam as atividades
Wagner da Silva
B. do Norte

No Vale do Braço do Norte, o primeiro mês de mandato foi voltado às ações de limpeza, licitações e à manutenção das vias. Em Santa Rosa de Lima, o prefeito reeleito Celso Heidemann (PP) concedeu férias coletivas aos funcionários e apenas os serviços básico foram mantidos. “O momento é de organização e de planejar a gestão. Estamos otimistas, com projetos de aquisição de veículos e recursos a caminho”, destaca.

O mesmo não se pode dizer do prefeito de Grão-Pará, Valdir Dacorégio (PMDB), que atua apenas nas prioridades. Ele assumiu a prefeitura com a folha de pagamento de dezembro atrasada e dívidas com INSS de R$ 352 mil. “É um período de baixa arrecadação. Economizaremos para honrar as dívidas”, assegura Valdir.

Em Rio Fortuna, Silvio Heidemann (PP) assumiu a administração sem problemas financeiros. Mas os serviços de manutenção das estradas estão praticamente parados por problemas no maquinário. Outro problema é que os valores deixados em caixa estão comprometidos com obras que custarão mais do que o depositado.
A finalização em obras de asfaltamento e manutenção nas ruas do município são os trabalhos executados em São Ludgero. O caso da prefeitura de Braço do Norte é mais complicado, já que a justiça determinou uma nova eleição, em 1° de março, devido à suspensão do primeiro pleito. Sem empossar o prefeito, quem assumiu o cargo interinamente foi o presidente da câmara de vereadores, Ronaldo Fornazza (DEM).

O primeiro mês foi de execução de vários projetos, como o asfaltamento da rodovia BRN-424, que liga a cidade à comunidade de Pinheiral e de outras obras de calçamento e asfaltamento de ruas, além de liberação de valores para construção de áreas de lazer e obras de saneamento.

Continue lendo

Lula visita estaleiros de Itajaí e Navegantes para acompanhar obras do Programa Mar Aberto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre agenda em Santa Catarina nesta sexta-feira (26), com visita aos estaleiros Detroit Brasil,...

Mirante 12: o empreendimento que resgatou a história da Serra do Doze e virou referência no turismo de Lauro Müller 

 Em sete anos, o espaço cresceu de um quiosque de madeira para um complexo com tirolesa, balanço radical, asa delta e eventos que reúnem...

Copa 2026: rodada desta sexta define classificados e líderes dos grupos G, H e I

A Copa do Mundo 2026 encerra nesta sexta-feira (26) a fase de grupos das chaves G, H e I. Seis partidas movimentam o dia,...

Motociclista fica ferido após colidir com trem em passagem de nível em Tubarão

IMAGEM IA, Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Um motociclista ficou ferido após colidir com uma composição da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na manhã desta...

PM registra seis ocorrências relevantes em 24 horas no Sul de Santa Catarina

FOTO PMSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu 97 ocorrências entre as 7h de quinta-feira (25) e...

Frio perde força durante a tarde, mas amanhecer segue gelado no Sul de Santa Catarina

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A sexta-feira (26) será marcada por tempo firme e predomínio de sol em todo o Sul de Santa Catarina....

Horóscopo de hoje: confira a previsão para os 12 signos nesta sexta-feira (26)

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O Sol segue em Câncer e a Lua transita por Escorpião, formando uma combinação que favorece a sensibilidade, a...

Mirante 12 resgata a história da Serra do Doze e se consolida como referência turística em Lauro Müller

FOTO UNITVSC Divulgação Notisul Quem percorre a Serra do Rio do Rastro dificilmente passa pelo Mirante 12 sem fazer uma parada. Localizado às margens da...